2009-02-23

MARTIN LUTHER KING, A POBREZA E O RB

(…) A acrescentar à falta de coordenação e suficiência os programas do passado partilham uma outra falha – são indirectos. Cada um deles procura resolver o problema da pobreza resolvendo outra coisa qualquer.

Presentemente, estou convencido que o caminho mais curto provará ser o mais eficaz – a solução para a pobreza é aboli-la directamente através de uma medida que é hoje largamente debatida: o rendimento garantido.

(…) Chegámos a um ponto em que temos de transformar aqueles que não produzem em consumidores ou vamos afogar-nos num mar de produtos. Dominámos tão energicamente a produção que agora temos de prestar atenção à distribuição.

(…) Duas condições são indispensáveis para termos a certeza de que o rendimento garantido funciona consistentemente como uma medida progressiva. Em primeiro lugar ele deve ser indexado ao rendimento médio da sociedade, não ao rendimento mais baixo; (…) segundo, deve ser dinâmico: deve aumentar automaticamente à medida que cresce o rendimento total da sociedade.

Traduzido de http://www.progress.org/dividend/cdking.html

Sem comentários: